O que o amor une, a morte não separa



O tempo é fugaz e escapa por entre os nossos dedos como areia fina de uma duna. Ele é o grande transformador de vidas e destinos; alguns dizem que ele é cruel, outros, agradecem  a cada amanhecer por ele passar trazendo alegrias e ensinamentos eternos.
            Estava pegando a condução para chegar ao trabalho, e nada de novo me rondava: as mesmas pessoas, com olhares cansados e atitudes grosseiras; a falta de solidariedade imperava naquele antro minúsculo e lotado de corpos já suados no início da manhã. Acreditava que seria assim até chegar ao meu destino, mas uma cena encantadora e simples no lado de fora do coletivo foi capaz de me despertar uma alegria indizível e me levar à reflexões:  apreciei um casal de idosos caminhando na calçada, como se fosse o primeiro encontro.
            Pode parecer bobo e romântico demais de minha parte descrever essa cena como ‘linda’, mas além de duas pessoas juntas, eu vi duas almas cúmplices. Poucos são aqueles que cumprem a promessa da união ‘ Na saúde e na doença; na riqueza e na pobreza, até que a morte nos separe’. A rotina é capaz de adoecer uma relação; as dificuldades da vida podem separar; as decepções, desencantar. Mas quando isso acontece, nos perguntamos ‘ Cadê esse amor prometido?”
             O amor que cuida, aquece e vibra as mais profundas fibras de nosso ser; que nos faz pensar no hoje com mais intensidade, mas em um amanhã com promessas vindouras. Milhões de livros já foram escritos e filósofos já tentaram distinguir a paixão arrasadora, que queima, e o amor, brando como o vento, porém, mesmo diante de tais literaturas e suposições, as pessoas ainda são capazes de confundir esses extremos. Mas qual seria a razão? Simplesmente porque, muitos de nós,  ainda está confinado às tentações carnais, adrenalina e prazer que ela causa.
            Clarice Lispector diz que ‘ Mas há a vida que é para ser intensamente vivida, há o amor, que tem que ser vivido até a última gota. Sem nenhum medo. Não mata ”. Ele não mata, ensina-nos a recomeçar sempre , nos dá forças para continuar a caminhada, nos apóia e nos impulsiona para o melhor que existe em nós. Aquele casal de idosos possui é o amor, o que contagia quem está por perto, o que nos faz sentir bem, sem que sejamos o seu alvo.
            O ‘até que a morte nos separe’ não existe. A morte poderia, em uma visão romântica, ser apenas um transcender á outra realidade, não um fim. Pois o que o amor une, a morte não separa.
Bruna Lupp

Comentários

  1. Bruninha, a cada dia me surpreendo com sua inteligência e sensibilidade em captar a essência da vida. Lindíssimo esse texto!

    Márcia Tramontano

    ResponderExcluir
  2. Parabéns querida, sem dúvida alguma filha, você tem o dom da palavra, suas mensagens a cada dia que passa estão excelentes: com textos bem elaborados, claros, inteligentes e ricos em sua abordagem.
    Que Deus abençoe cada vez mais sua visão crítica e intelectual, para que ao longo do tempo, seu sonho possa virar realidade!

    Sonya Lupp

    ResponderExcluir
  3. NOSSAAAAAAAAAA QUE LINDO!
    PARABÉNS PELO TEXTO,
    BJS
    LÚCIA

    ResponderExcluir
  4. Digníssima 'Loop', já pode escrever um livro de romance. Veja que eu tenho dois: Caravana ao Coração' e 'Entre a Paixäo e a Religiäo'. Os escritores conseguem captar o que os olhos näo conseguem ver, pois o abstrato é captura 'entre linhas'. Ótimo texto! Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Lindo, Bruna!
    Muito feliz, por vê-la escrevendo seu caminho.
    Siga essa estrada, vc tem talento. Bjs,
    Lilly

    ResponderExcluir
  6. Texto ma-ra-vi-lho-so e de sensibilidade incomum.
    Além de me transportar "queria tanto envelhecer assim, com um velhinho bem bacaninha ao meu lado"...snif...snif...

    Beijão
    Neide

    ResponderExcluir
  7. Uma quantidade considerável de indivíduos se movem, unicamente, por necessidades mundanas e carnais. É comprovado que a atração física e química não possuem uma forma de medição, pois são relativos. Hoje você sente um desejo e amanhã não.

    Ontem mesmo conversava com uma pessoa a respeito disso e ela me disse: “Este rosto vai mudar, não terei mais esta espinha”.

    Vendo essa foto e lendo esse texto percebo o quanto é necessário a amizade e o respeito num relacionamento, pois eles são capazes de superar qualquer imediatismo. E problemas que - no lugar de tomarem o controle da situação e apagar uma relação - são consertados ou superados trazendo, inevitavelmente, ao fortalecimento de um laço pleno.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe suas idéias sobre o texto: dicas, sugestões, críticas ... obrigada!

Postagens mais visitadas