Hipocrisia, a trave em nossos olhos



Uma virtude simulada é uma impiedade duplicada: à malícia une-se a falsidade.
Santo Agostinho



E Jesus anunciava, há mais de dois mil anos, sobre a nossa preocupação demasiada com o outro, sem antes olhar para nós mesmos. Um dia, porém, nossos olhos ardem ensanguentados e, finalmente, decidimos retirar o cisco que nos cegava.
Passamos tanto tempo sendo juízes da vida alheia – julgando e condenando -  que não percebemos quão prisioneiros somos de nossas imperfeições. Acredito que muitos já nascem com a doença de “torcicolo” e só olham para frente, pois é doloroso  direcionarem suas atenções a si mesmos. Pensando sobre essa questão, cheguei a alguns motivos para esse vício de sermos o psicólogo indesejado do outro, analisando e questionando incansavelmente: temos um medo tão grande de nos conhecer profundamente e deparar com as nossas inferioridades que é mais cômodo pensarmos que somos superiores quando apontamos para a ferida alheia. Além do medo, temos a preguiça espiritual, que paralisa nosso bom senso e força de vontade de progredir, afinal, todos querem a glória celestial sem derramar uma gota de suor com o trabalho da reforma íntima.
E assim, após essa modesta reflexão, chego ao Grand Finale: Jesus, o psicoterapeuta das almas, por meio de suas sábias metáforas, já havia nos alertado sobre essa tendência humana, mas ainda precisamos sofrer para entender, definitivamente, e incorporar suas mensagens de amor. O Mestre mesmo declarou que somos deuses, filhos de Deus, e que poderíamos realizar proezas como a sua no futuro. Que verdade esplêndida e reconfortante. Diante dessa realidade inquestionável, temos o poder de arrancar essa trave que nos obstrui a passagem em direção à Verdade Crística.

Creio que um dos grandes males dessa Terra é a hipocrisia. Mas como o mal e a escuridão não existem de fato, sendo apenas produtos da ausência de luz, essa máscara de ferro se diluirá e revelará a essência divina que existe em nós. Deus nos aguarda de braços abertos – como o amoroso Pai que recebeu jubiloso o seu filho  pródigo.

                                                                                                                              
                                                                                                                              Bruna Lupp

Comentários

  1. Nada mais me surpreende vindo de você, filha querida, pois tudo o que você realiza, é feito com amor, carinho e muita dedicação, vindo assim gerar bons frutos!!!!
    Excelente texto, palavras com riqueza de verdades, querida!
    Nunca me cansarei de PARABENIZÁ-LA!
    Beijinhos,
    Sonya

    ResponderExcluir
  2. Sábias palavras Bruninha!
    Sabe-se que nosso grandioso Deus nos atribuiu dois ouvidos para escutarmos em dobro e nos deu o pensamento para raciocinarmos e filtrarmos nossas palavras antes de elas virem à tona por nossa boca e assim preservarmos nossa convivência em sociedade.
    Parabenizo-te por fazer bom uso dos dons que Deus lhe deu.
    Beijos,
    Nathasha Chrysthie

    ResponderExcluir
  3. O tema abordado no texto é realmente significativo na atual conjuntura da nossa sociedade. É trazer a tona a quantidade e qualidade dessa parcela considerável de pérfidos que trazem traumas e destroem qualquer visão romântica da existência no mundo.

    Hipocrisia é fingir ter crenças, ideias e virtudes que, na realidade, não são presentes. E o pior que ser um verdadeiro hipócrita é ser eleito como um.

    Pergunto-me muitas vezes por qual motivo eu insisto em querer ajudar ou, simplesmente, ser gentil com um semelhante ou um estranho!?
    Quantas vezes temos que sofrer essa repressão somente por considerar a existência do próximo!?

    Algo que me conforta é parafrasear uma das frases de grande impacto na Bíblia: “amar o seu próximo como a si mesmo”. Não imagino guia mais seguro, mais moral e mais respeitador.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe suas idéias sobre o texto: dicas, sugestões, críticas ... obrigada!

Postagens mais visitadas