Real ou não? Eis a questão ...






         Caro leitor, solicito que se despoje de toda vestimenta psicológica preconcebida sobre o que é o real e viaje comigo nessa reflexão para iniciarmos 2014 ... quase no fim de Janeiro, mas ainda está valendo …

- Doutor, tenho tido alucinações durante a noite e o dia … isso me preocupa
- Que tipo de alucinação? Algo perigoso para a sociedade? - perguntou aflito Dr.Wilson
- Não, só para mim. Na verdade, não consigo mais distinguir o mundo real da imaginação. Tudo parece o mesmo, fundem-se. As tristezas e alegrias são as mesmas, as sensações também. Mas o que ainda me faz sã é saber quem eu sou - retorna Izabel
- Entendo o que diz e posso lhe assegurar que você não está tendo alucinações, mas sim um despertar para a verdade. Afinal, o que é real? Um monte de matéria condensada? Ou o mundo em que mergulhamos ao fechar os olhos?
- É o que desejo saber – sorri Izabel.

        A fusão do real com o imaginário é uma questão a qual venho me questionando desde o início deste ano, devido a percepção de quão ínfima e fugaz é a nossa existência. Gastamos tanto tempo de nossos preciosos minutos nutrindo sentimentos menos edificantes e preocupados com o amanhã,que esquecemos de parar e valorizar aquilo que já conquistamos. Estamos sempre em busca do ideal de felicidade, saindo dos sonhos e nos dirigindo para o considerado real, o “concreto” – muitas vezes associado aos status do bom emprego, carros velozes e reluzentes e um belo companheiro de sorriso sensual.
        Conquistamos tudo isso e, no final, alguns indivíduos percebem que viveram uma grande mentira todo esse tempo. O real, na verdade, era uma imensa e profunda ilusão. Por isso, pergunto “Real ou não? Eis a questão”. O que é a verdade? Somos seres virtuais vivendo no mundo real ou seres reais vivendo em um poço de ilusão? Bem, essas perguntas cabe a cada um de nós responder, de acordo com os nossos valores e verdades construídas. Mas eu, particularmente, sou adepta da segunda hipótese.
        Resolvi redigir esse texto como abertura para o ano de 2014 pois estou farta de ilusões e decidida a construir o que é real para mim nesse mundo em que vivemos. Como fazer isso eu ainda estou pensando, mas desejo tanto mudar de perspectiva, que espero conseguir.Me disseram que devemos aproveitar, sim, o mundo com tudo o que ele pode nos oferecer – tanto bens materiais ou algo mais elevado – mas apenas com o cuidado de não transformar essa experiência em nossa realidade. O mundo deve ser apenas um instrumento para nos auxiliar a chegar ao real: nós mesmos! Quero fazer desse ano uma experiência construtiva para o meu “eu” eterno.
        Por isso, não chore pelas perdas efêmeras da Terra – ficar decepcionado é normal quando não alcançamos algo que queríamos – mas, acima de tudo, devemos valorizar aquilo que já tínhamos e às vezes não conferimos a devida importância : os amigos verdadeiros, o amor puro, o sorriso acalentador e as palavras edificantes ….

Feliz 2014 para você, caro leitor!




Bruna Lupp

Comentários

  1. Adorei Bruninha!!! Texto inspirador!!! Bjocas
    Mari Brandão

    ResponderExcluir
  2. Reflexivo e inquietante. Vivemos um pouquinho d cada pergunta levantada no texto. Mt bom e inspirador! Beijo,Neide

    ResponderExcluir
  3. Reflexão muito relevante querida. Bjo, Andreza

    ResponderExcluir
  4. Questionamentos são normais, Bruna. Faz parte do amadurecer.
    Gostei muito! Bjs, Lilly

    ResponderExcluir
  5. Oi Bruna, boa tarde!
    Muito bom o seu texto. Enquanto não encontramos o equilíbrio, precisamos vivenciar as duas hipóteses. É a grande dualidade que nos defrontamos diante da vida. Eu também prefiro que seja a segunda hipótese. Porém, como vivermos intensamente a etapa "seres reais" senão passarmos pela primeira? Creio que seja necessário para o nosso aprendizado e crescimento. Enquanto isso, seremos alunos aplicados na Escola da Vida e, vamos seguindo
    " virtuais ou reais" desfrutando as benesses que é viver e amar.
    Bjs e que 2014 venha cheio de alegrias e bênçãos.
    Ziuná

    ResponderExcluir
  6. Bruninha. Como sempre a sua lucidez e assustadora. Continuo te aplaudindo e torcendo por vc bjs de sua fã. Eu, Silvia

    ResponderExcluir
  7. Nossa inquietação é real. Que o questionamento nunca cesse. Curti o texto Bruninha, parabéns. Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Como sempre..... texto bem elaborado com riqueza de reflexão. Você é. e sempre será, minha REDATORA preferida, filha! Você a cada dia se supera! Parabéns querida, tenho ORGULHO em ser sua mãe! Beijinhos...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe suas idéias sobre o texto: dicas, sugestões, críticas ... obrigada!

Postagens mais visitadas